O volume de lixo recolhido de janeiro a novembro deste ano daria para encher seis estádios do Maracanã
De janeiro a novembro deste ano, mais de 500 mil toneladas de lixo descartadas de forma irregular foram recolhidas no município de Cariacica. Dentre os resíduos sólidos retirados das ruas estão pneus, sofás e entulhos.
Segundo a Prefeitura de Cariacica, a quantidade de lixo seria suficiente para encher mais de seis estádios do Maracanã, que é o maior do Brasil.
O volume de lixo foi retirado durante limpeza preventiva de redes de drenagem e canais, coleta domiciliar, varrição e capina em espaços públicos.
Nesta semana, por exemplo, equipes finalizaram o trabalho de limpeza do mês na Nova Orla de Cariacica, recolhendo mais de 100 toneladas de resíduos como plásticos, pedaços de madeira e até insumos hospitalares, como seringas, descartados de forma irregular.
Grande parte desse lixo recolhido é fruto de descarte irregular em pontos viciados da cidade, de acordo com a prefeitura, que alerta: o descarte, principalmente de materiais pontiagudos, traz riscos à saúde dos trabalhadores.
A operadora de roçadeira Rozelene dos Anjos Ramos relembrou um acidente que sofreu há três anos, quando sua perna foi perfurada por um parafuso.
“Durante o trabalho, encontramos de tudo: vidro, arames, pregos, animais mortos e outros materiais perigosos, como o parafuso que me machucou”, relatou Rozelene, que atua há nove anos na limpeza pública.
Denúncias sobre descarte irregular e solicitações de recolhimento podem ser feitas por meio da Ouvidoria da prefeitura, pelo número 162. Além da coleta domiciliar, a cidade conta com Papa-Móveis e o Cata-Entulho.