A Operação Colheita 2025 faz parte do programa estadual Estado Presente em Defesa da Vida; prefeito Marcos Guerra participou do lançamento ao lado do vice-governador Ricardo Ferraço; operação segue até o final de novembro e prevê diversas ações até final de novembro com o objetivo de inibir crimes na área rural
O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira, 28, a Operação Colheita 2025, em solenidade oficial realizada na Rodovia ES 381, Nestor Gomes (KM 41). As ações de segurança se intensificam no período de colheita do café, da pimenta-do-reino e outras culturas, com ações que se estendem até o final de novembro. As atividades preveem rondas diárias durante o período, inclusive à noite, distribuição de informativos, visitas a propriedades e comércio e abordagem de veículos.
Em Jaguaré, as ações serão intensificadas pela Polícia Militar do Espírito Santo, por meio da 18ª Companhia Independente. Para a Operação Colheita 2025 estão sendo investidos R$ 6,6 milhões. Esse recurso será utilizado para pagamento da Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO) dos policiais militares que atuarão no policiamento rural. A finalidade é prevenir crimes nas regiões produtoras e que apresentam grande circulação de pessoas e produtos durante a colheita de café, pimenta-do-reino e outros produtos.
Segurança na área rural
O evento contou com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, os deputados estaduais Raquel Lessa, Janete de Sá e Toninho da Emater, além dos prefeitos Marcus Batista (São Mateus), Lubiana Barrigueira (Nova Venécia) e Kleilson Rezende (Pedro Canário). Também participaram os secretários de Estado, Ênio Bergoli (Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca) e Junior Abreu (Casa Civil).
O governador Ricardo Ferraço destacou a valorização do café conilon, importante para toda a região. "O programa Estado Presente em Defesa da Vida ajuda bastante na diminuição da criminalidade no Estado. Esta região foi escolhida para o lançamento porque é uma região estratégica para nossa cafeicultura. O trabalho incansável dos nossos produtores rurais gera excelentes resultados. Com isso, o café conilon e a pimenta-do-reino se destacam nesse período pela alta valorização das culturas, o que atrai criminosos. Daí a importância dessa ação de prevenção a crimes como furto e roubo em propriedades rurais", destacou o vice-governador.
Barragens
O governador em exercício, Ricardo Ferraço, anunciou durante a solenidade de lançamento da Operação Colheita 2025, a criação do programa de financiamento para a construção de pequenas barragens em propriedades rurais. O objetivo é fortalecer a Agricultura Familiar e ampliar a segurança hídrica no Estado. A lei, que foi sancionada pelo governador em exercício, Ricardo Ferraço, na última quinta-feira, 27, oferece linhas de crédito com menores juros e prazos maiores para produtores interessados em barragens.