#

Aberta exposição que retrata os 150 Anos da imigração italiana

Publicado em: 11/11/2024

Compartilhe:


O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, participou na última sexta-feira, 08, da abertura da exposição "Do Passado ao Horizonte, 150 Anos de Travessias". A exposição é uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo e no Brasil e ficará por uma semana no auditório da Prefeitura, entre 8h e 17h. Depois da primeira semana, a exposição percorrerá as escolas municipais.

 

A exposição é organizada pela instituição Comunità Italiana, em parceria com a Prefeitura de Jaguaré, Governo do Estado, Associação do Movimento Italiano de Jaguaré – Amitaj, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Secretaria Estadual de Cultura – Secult e conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura – LICC e do Grupo Águia Branca.

 

Força dos imigrantes é exemplo

 

"Temos que valorizar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro. É preciso que conheçamos as motivações e a força dos primeiros homens e mulheres que chegaram a Jaguaré como inspiração para continuarmos construindo o futuro do nosso município. A dedicação dos primeiros habitantes, entre eles, os descendentes de italianos, é um grande exemplo de superação para todos nós", destacou o prefeito Marcos Guerra.

 

A abertura contou com apresentação da Dança do Café, com os alunos da Emef Nossa Senhora de Fátima e do Grupo Balletto Fiorisce, grupo de dança Italiana Infantil de Jaguaré. A exposição é dividida em quatro tempos, distribuídos em 20 lâminas de tecido com tamanho de 1,80mx90cm. Cada lâmina retrata as fases do processo de migração: Origem (as motivações da emigração dentro do processo de Unificação Italiana); Travessia (a viagem dos migrantes); Brasil (o contato com o Novo Mundo) e Futuro (as perspectivas de futuro no novo local).

 


Fonte: Regional ES