#

Soldado da PM é preso suspeito de ser informante do tráfico no ES

Publicado em: 07/11/2024

Compartilhe:


Segundo as investigações, ele passava a escala de trabalho de colegas de farda para facilitar a ação do tráfico de drogas

 

Um soldado do 7º Batalhão (Cariacica) da Polícia Militar foi preso na manhã desta quinta-feira (07) durante uma operação realizada pelo Centro de Inteligência e Análise Temática (Ciat) da Polícia Civil.

 

Ele é investigado por colaborar com o tráfico de drogas, especialmente com Adair Fernandes da Silva, conhecido como "Dadá", um dos chefes do tráfico do bairro Flexal, em Cariacica, e que foi preso em maio deste ano.

 

Outras duas pessoas também foram presas na ação, realizada nos municípios de Vila Velha e Cariacica.

 

De acordo com as investigações, o soldado teria repassado informações sobre a escala de trabalho de colegas da PM para facilitar as operações de Dadá e, inclusive, se oferecido para prestar serviços ao tráfico, como transporte de drogas.

 

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (7), o delegado Ricardo Almeida, responsável pela Operação Ciat, disse que também foram apreendidos drogas e munições.

 

"O soldado da Polícia Militar foi preso em função de mandado de prisão. Não foi apreendido nada ilícito com ele, porém, durante as investigações, ficou comprovado que ele passava informações diretamente para o Adair Fernandes da Silva, passava escalas da PM, se oferecia para fazer serviço para o tráfico, por exemplo, buscar drogas", detalhou o delegado.

 

Além do policial militar, José Cândido Javarini, conhecido como Dé, de 36 anos, foi detido no bairro Industrial, em Vila Velha. Ele é apontado pela Polícia Civil como um dos principais fornecedores de drogas para facções criminosas no Espírito Santo.

 

"Dé é considerado um dos principais fornecedores de droga do Estado. Ele não é faccionado, a gente o considera como neutro, mas ele é um dos principais fornecedores de droga. Na casa dele não foi apreendido objeto ilícito, arma, droga, mas foi apreendido um veículo de luxo", pontuou o delegado Ricardo Almeida.

 

Uma mulher também foi presa em flagrante no bairro Flexal. Na casa dela foram encontrados uma pistola calibre ponto 40, quatro carregadores e aproximadamente três quilos de maconha.

 

A reportagem da TV Vitória/Record entrou em contato com a Polícia Militar para saber os procedimentos e o posicionamento da corporação sobre as acusações contra o soldado.

 

No entanto, até o fechamento desta matéria não houve retorno. Assim que a resposta for enviada, esta matéria será atualizada.

 

*Com informações do repórter André Falcão, da TV Vitória/Record

 


Fonte: Folha Vitoria