Em matéria publicada na última segunda-feira (4), o Folha Vitória informou equivocadamente que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiantaria novas parcelas do 13º salário deste ano para todos os aposentados e pensionistas neste mês de novembro. Mas não é verdade.
O adiantamento é válido somente para os novos aposentados e pensionistas que tenham adquirido o direito ao benefício a partir de junho de 2024.
Ou seja, o correto é: pessoas que se aposentaram ou receberam benefício de pensão em junho de 2024 ou após vão receber o adiantamento devido do 13º em novembro. E apenas nestes casos.
Em uma postagem no perfil oficial das redes sociais, o INSS alertou para o erro da publicação e explicou: "O crédito das duas parcelas (do 13º) já foi feito em abril e maio (1ª e 2ª parcelas, respectivamente). Na folha de novembro vai sair o pagamento do 13º dos benefícios concedidos após o crédito ordinário", diz a resposta do instituto.
QUEM RECEBE PRIMEIRO?
Dentre os novos aposentados e pensionistas, receberão o adiantamento primeiro aqueles que recebem um salário mínimo, hoje de R$ 1.412,00. Depois, a partir de 2 de dezembro, será depositada a gratificação natalina para aqueles que têm direito a um valor maior. Todos os depósitos serão realizados até o dia 6 de dezembro.
QUANTO SERÁ PAGO?
Ao todo, serão feitos 1,7 milhão de pagamentos para mais de 1 milhão de beneficiários, o que totaliza R$ 1,3 bilhão. Há aposentados e pensionistas que recebem mais de um benefício e, portanto, têm direito a mais de um 13º salário.
Já em abril e maio deste ano, datas das primeiras parcelas, o INSS pagou a mais de 33 milhões de pessoas os valores devidos de forma antecipada, como vem acontecendo desde 2020, no início da pandemia de covid-19.
COMO CONSULTAR O PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO?
Para consultar o depósito do 13º salário, o beneficiário tem que acessar o aplicativo Meu INSS ou o site oficial da Previdência Social. Basta ter em mãos o número do benefício e a senha de acesso.