#

Campanha de Multivacinação começa no ES

Publicado em: 05/11/2024

Compartilhe:


Objetivo é promover a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade que estejam com doses atrasadas

 

Começou esta semana a Campanha de Multivacinação em todo o Espírito Santo. O objetivo é proporcionar a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade que estejam com doses atrasadas. A campanha segue até o dia 23 deste mês, quando será realizado o dia D de mobilização.

 

Segundo a secretaria da Saúde (Sesa-ES), o Ministério da Saúde encaminhou mais de 570 mil doses de 16 imunizantes ao Estado. Elas serão disponibilizados nas mais de 700 salas de vacinação.

 

 A campanha foi aprovada pela Secretaria da Saúde (Sesa), em conjunto com os 78 municípios capixabas, por meio da Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Nº189.

 

Além disso, durante o período, os municípios vão intensificar a aplicação da dose de reforço contra a Poliomielite com a versão inativada (VIP), a “injetável”, que passa a ser utilizada como dose única de reforço no Estado, a partir do dia 04 de novembro.

 

ES alcançou e superou a meta parcial de cobertura de 3 das 10 vacinas prioritárias

 

Dados do sistema de informação Vacina e Confia, apontam que até agosto deste ano, o Estado alcançou e superou a meta parcial de cobertura de três das dez vacinas prioritárias da rotina de crianças menores de dois anos de idade do Plano Estadual de Saúde. 

 

 BCG: cobertura de 93,16% (meta de 90%); 

- Tríplice Viral: cobertura de 95,46% (meta de 95%) 

- Rotavírus: cobertura de 90,06% (meta de 90%).

 

Saiba onde encontrar as vacinas na Grande Vitória

 

Em Vitória todas as vacinas de rotina para a faixa etária contemplada pela campanha estarão disponíveis, de forma seletiva, a partir da avaliação do cartão de vacina.

 

"O objetivo da campanha é mobilizar os pais e responsáveis a levarem seus filhos para atualização do cartão de vacinação, ampliando as coberturas vacinais, impedindo assim a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, diante da queda das coberturas vacinas registradas nos últimos anos", destacou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

 

Para se imunizar, basta comparecer na sala de vacina mais próxima do local onde mora, levando o cartão de vacinação, CPF e/ ou cartão nacional do SUS, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há necessidade de atualizar a vacinação.

 

A prefeitura de Vila Velha vai realizar ao longo de todo o mês de novembro ações nas Unidades de Saúde e também atividades externas em escolas, creches e shopping, ampliando a cobertura vacinal na cidade.

 

Pessoas de todas as idades poderão colocar em dia a carteira de vacinação. Para isso, basta se dirigir à sala de imunização, munido de documento oficial com foto. No local a equipe verifica e se faltar alguma vacina para completar o esquema. O imunizante é aplicado na hora.

 

Durante a campanha as equipes de imunização de Vila Velha vão intensificar a busca ativa para identificar os moradores que estão com vacinas pendentes, garantindo a aplicação das doses. Vale lembrar que a imunização é segura, eficaz, previne contra doenças infecciosas e contribui para diminuir a circulação de doenças.

 

Cariacica também já deu início a Campanha de Multivacinação. Serão disponibilizadas vacinas BCG, dengue, tríplice viral, pentavalente, hepatite A, hepatite B, HPV, gripe, meningocócica, Covid-19, pneumocócica, poliomielite, tetra viral, tríplice bacteriana, rotavírus. 

 

As doses estarão disponíveis em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta, das 7h30 às 15h30, além do posto localizado no Shopping Moxuara, que atende aos sábados e domingos, das 10h às 17h. 

 

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde de Cariacica, Mellissa Fernandes, a meta é atingir 95% de cobertura vacinal para a grande maioria das vacinas, exceto BCG e rotavírus que tem como meta 90%.

 

Na Serra, também serão aplicadas doses de todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive contra a covid-19 e influenza.

 

Segundo a gestão municipal, o objetivo principal é resgatar as crianças que devem receber reforço contra a poliomielite com a vacina VIP. Além disso, é muito importante também que o público da campanha aproveite a oportunidade para tomar as doses que faltam em seu esquema vacinal.

 

As vacinas estão disponíveis, durante a semana, nas unidades de saúde com salas de vacinação. Para receber a vacina, é preciso levar documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação.

 

A campanha acontece até o dia 23 de novembro em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta, no horário da sala de vacinação, e no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, aos sábados, das 9h às 17h. Crianças e adolescentes menores de 15 anos fazem parte do público-alvo.

 


Fonte: Folha Vitoria