"Infrações graves e acúmulo de pontos levam milhares de motoristas à suspensão da CNH no Espírito Santo"
Infrações de trânsito levaram mais de 20 mil condutores a terem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa neste ano no Estado. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), entre janeiro e setembro, 10.583 motoristas acumularam entre 20 e 40 pontos e tiveram o direito de dirigir suspenso.
Além disso, outros 10.213 condutores foram penalizados por infrações gravíssimas, que resultaram na suspensão direta da CNH, independentemente da pontuação acumulada. Entre as infrações que levam à suspensão direta estão dirigir em velocidade 50% acima do limite permitido, conduzir veículo sob influência de álcool, pilotar motocicleta sem capacete e recusar-se a realizar o teste do bafômetro.
O subgerente de Infrações e Penalidades do Detran-ES, Arthur Scardua Carnelli, explicou que o tempo de suspensão varia conforme a gravidade e a reincidência das infrações cometidas, podendo ir de dois meses a até 24 meses.
“Isso depende das infrações cometidas. Por exemplo, a suspensão pode chegar a 24 meses em situações em que o condutor é reincidente ou se a infração é agravada”, afirmou Carnelli.